quinta-feira, 28 de julho de 2011

Reciclagem de Vidros

Olá, todos sobrevivendo às férias?

Com criança pequenas dentro de casa não é possível fazer tudo o que gostaríamos, não é mesmo?

Bom... fazemos o que pode ser feito, nem mais nem menos, rsrsr

Pouco antes das férias eu li em blog uma postagem de uma moça que dizia que seu armário parecia o guarda roupa das crônicas de Nárnia... quando vc abre sabe Deus o que está lá dentro.

Projetos e mais projetos esquecidos, cheios de pó, vários só abertos, muitos com fundo, outros começados... mas efetivamente, poucos pintados 100%!!!!

Estas férias eu havia me proposto a terminar algumas das minhas pendências. Uma delas eram vidros para a cozinha da minha prima, pedidos há mais de ano (vergooooonha!).

Aqui em casa a gente consome muito palmito, e depois dá uma peninha de jogar fora... então eles ficam aí, em cima do armário do mofo, esperando a vez de ser pintados.

Me armei de coragem, e fui à luta.

O resultado:


E este também, pq eu tenho TOC e tudo tem que ter parzinho:


Estes vidros foram para o interior, e eu descobri que embora muito se fale em reciclagem e reaproveitamento, muitas pessoas não tem idéia de como fazer.

Então, vamos lá:

Os vidros eram de comida, então tinham "cheirinho". Lavei muito bem por dentro e por fora, sequei com pano e papel, passei álcool com papel para tirar a gordura da mão. O segredo é tocar o vidro o menos possível.

Aí passei duas camadas de primer, o meu é a base de água da Daiara. Dá para passar com pincel e limpar com água, o que é fundamental para quem tem criança e bicho dentro de casa.

O primer é como uma tinta branca, então tem que tomar os mesmos cuidados: camadas finas para não trincar e tomar cuidado com os escorridos, que deixam um aspecto grosseiro. 

Passei duas demãos, deixando secar bem entre uma e outra.

Ficou assim:


Eu dei uma lixadinha, bem de leve, e passei outra demão. Deixei secar bem, de um dia para outro.

Bem seco, fiz fundo normal, com tinta látex clarinha,  três demãos intercaladas com lixa fina mais para igualar a tinta. Ficou assim:






Uma coisa legal é que este primer serve tanto para vidros como para plásticos, então deu pra aproveitar também as tampas. 

Com o fundo pronto, a gente prossegue como de costume.

Eu usei esponjado, carimbo, decoupage, tudo que eu já tinha em casa entocado esperando um momento de boa vontade.

O acabamento fiz com três demãos de verniz, para que a peça possa ser limpa com pano úmido. E para terminar, tecido e fitinha.

E então, vamos decorar mais vidros guardados?

Bjs

Um comentário:

  1. Eua doro pintar, reciclar e fazer essas transformações, tudo pode ganhar uma nova chance. Esses vidros estão lindos demais amiga! Perfeitos.

    Beijocas ♥

    ResponderExcluir